terça-feira, 25 de setembro de 2018

Pitacos nas Eleições 2018 #20


Você Fiscal!

Estava ouvindo a um hangout no YouTube hoje, com a participação de três pessoas: o professor Olavo de Carvalho, o deputado Eduardo Bolsonaro e a advogada Bia Kicis. O bate papo discorre sobre vários assuntos, todos eles relativos à política nacional e, obviamente, às Eleições de 2018.

Um trecho da conversa chamou-me a atenção porque se referia a um método para se dificultar a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas . Colocarei a parte que interessa a seguir e os links para o vídeo integral e para os aplicativos ao final.


Cabem alguns reparos importantes à fala do Eduardo Bolsonaro:
  1. O endereço para o site Você Fiscal não é www.vocefiscal.org.br mas www.vocefiscal.org, sem o BR. A coisa se baseia em que uma ou mais pessoas fotografem o BU (Boletim de Urna) da sua seção eleitoral e transmita a imagem do resultado para o site, como explica o Eduardo no vídeo.
  2. Entretanto, ao se clicar o link para participar, verá que este é um projeto INATIVO. Ele não estará funcionando nesta eleição. O deputado derrapou nessa, mas eu não.
  3. Noutra página do site, o responsável pelo projeto explica que hoje existem aplicativos gratuitos para smartphones muito mais eficazes e que facilitam em muito a tarefa. O mais indicado é o Totalização Paralela , até onde sei exclusivo para Android. Abaixo o QR-Code para se obter o aplicativo na Google Play.
  4. Com o aparecimento dos aplicativos de conferência, até o TSE se sensibilizou e agora o BU — Boletim de Urna — publica os resultados da votação tanto na forma usual (Candidato + total de votos) como através de um QR-Code, parecido com o aí acima, e que contém todos os resultados codificados. O aplicativo fará a decodificação para você na hora e você poderá conferir com a listagem normal do BU. Você não precisa estar conectado para capturar o BU e também não precisa se limitar apenas ao de sua seção. Fotografe quantos quiser! A transmissão dos dados para o site totalizador se dará assim que você tiver acesso à Internet.
  5. Parece que existe um outro aplicativo para iPhone — o Apura Fácil — mas não encontrei o link para download. Também não encontrei nada para Windows Phone.

Tudo explicado, é muito importante que vocês divulguem esta notícia e que o maior número de pessoas se disponha a fotografar os BUs. Isto não impedirá se a fraude ocorrer dentro da urna, mas é a menos provável de ocorrer porque é a única que pode deixar "rastro" através do programa nela contido.

As demais fraudes podem ocorrer na transmissão dos resultados das urnas para os TREs e a retransmissão desses para o TSE. Basta que os partidos políticos e as autoridades constituídas como as Forças Armadas, se disponham a fiscalizar esses processos de transferência bem de perto e os fraudadores se acovardarão. É aí que o aplicativo Apuração Paralela vai atuar. Os votos totalizados são registrados em arquivos urna por urna. Se os votos de uma determinada urna não conferirem quando comparados com os votos listados no BU e registrados pelo aplicativo, estará configurada uma fraude na transferência dos votos!

Talvez assim consigamos ter uma eleição minimamente limpa e até aceitável, ainda que eu continue exigindo ou o voto impresso, ou o retorno à votação em cédula de papel como se faz no resto do mundo.

E GENTE, DEU MUITO TRABALHO MONTAR ESTE TEXTO COM TODOS OS LINKS E VÍDEOS. LEIAM! COMPARTILHEM! SEJAM CIDADÃOS!
 
Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.