quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cartas: "SE A DILMA SAIR, QUEM VAI ASSUMIR?"

Uma querida leitora me escreve sobre meu último artigo, e diz:

Euler, também acho imoral custear esses 'fundos', mas aí vai outra pergunta:

"SE A DILMA SAIR, QUEM VAI ASSUMIR?"


Mais direto, impossível. Eu disse a ela…

…Eu quero crer que alguém melhor que ela, já que não imagino que possa haver algo pior. Ela é muito RUIM. É incompetente, incoerente, destrambelhada, lunática, tirana, histriônica, míope (figurado), anacrônica, escrota, bisonha, mentirosa, cretina, pusilânime, repulsiva e ARROGANTE.

Eu poderia ficar aqui por mais uma hora ou duas adjetivando a bruaca com o que há de pior no Houaiss e ainda assim não faria justiça a ela. Então, como pode ver, não é difícil arrumar algo melhor. Contudo — e acredito que esta é a razão da sua dúvida —, será que conseguiremos encontrar alguém MELHOR O BASTANTE? Eu acho difícil. Para lembrar a frase preferida de um professor colombiano (acho) dos meus tempos de PUC-MG: "No es de todo imposible, pero es muy difícil."


E ela ainda emendou:

"EXISTE POLÍTICO QUE MEREÇA RESPEITO?"


Certamente que sim, mas são poucos, e pior, insuficientes para a NECESSÁRIA E URGENTE REFORMA DO ESTADO. Não vamos nos enganar. Não será com este estamento burocrático (como nos ensinou Raymundo Faoro) que consertaremos a República ou qualquer outra forma de governo. Eu ainda emendaria que também NÃO SERÁ COM ESTE POVO, por doída que seja tal constatação.

Veio a mim a frase de Pelé (é duro ter que recorrer a ele, mas o povo aqui só entende futebol e carnaval) quando disse "O brasileiro não sabe votar." Convenhamos, NÃO SABE MESMO! Esperar desse povo o discernimento de escolher governos e representantes probos e responsáveis é o mesmo que esperar de uma ameba o entendimento da mecânica quântica.

Se a frase de Pelé já era verdadeira quando ele a proferiu — e já se vão 38+ anos —, é ainda mais agora. Nesse ínterim, NÃO APRENDEMOS NADA! Pior, eu me arrisco a afirmar que desaprendemos o pouco ou nada que sabíamos. Não é por outra razão eu defendo que analfabetos não possam votar — "possam" e não "devam" —, e meu argumento é simples:

QUEM NÃO PODE SE INFORMAR NÃO PODE TER O DIREITO DE OPINAR.

E no Brasil é ainda pior já que o voto NÃO É SÓ UM DIREITO MAS UM DEVER. O estado brasileiro obriga que os milhões de indigentes intelectuais do país a legitimá-lo e chama a isso "democracia". Não é! É uma FARSA! É uma ENGANAÇÃO! E como descaradamente disse Lula uma vez, "É BARATO!" Barato porque pobre se contentam com qualquer migalha, afinal, migalha já é muito para quem não tem nada. E até esta "migalha", é bom salientar, Lula e sequazes urdiram custeá-la com verbas públicas. Tirou do povo para dar ao povo segundo sua conveniência. LULA É DIABÓLICO COMO O PRÓPRIO DIABO.

Assim, não tenho muitas esperanças que a coisa mude muito, mesmo que qualquer mudança seja uma melhora — por menor que seja ou que fosse —, já que estamos no terreno das hipóteses. Estou me tornando mais descrente, mais cínico a cada dia. Minha fé está apenas na ruptura do status quo, mesmo que violenta, e o quanto antes melhor.

Abração!
Euler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.