sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A melhor defesa é a possível


Nesses tempos de revoltas em presídios por todo o Brasil, com cenas que fazem "O Massacre da Serra Elétrica (que era a gasolina)" parecer entretenimento de jardim de infância, coroadas por motins das forças policiais — militares e civis —, únicos responsáveis legais pela nossa segurança pessoal, confesso que me senti provocado a meter minha colher (i.e. dar meu pitaco) no assunto. Acabei desistindo por puro desalento, preguiça ou mesmo indiferença. O Brasil é como malhar ferro frio.
Isto até hoje! Há coisa de uma semana vem crescendo um movimento pelas redes sociais conclamando a sociedade para uma nova e gigantesca manifestação popular. O mote principal seria o apoio à Operação Lava Jato, que corre risco de ser escanteada pelo establishment , e surpreendentemente, exigir o fim imediato do Estatuto do Desarmamento. Ambos têm o meu total apoio.

Malgrado os muxoxos habituais da imprensa globalista, progressista e alinhada, seja pelos seus colunistas e blogueiros politicamente-corretos, assim como dos seus repórteres amestrados, uma parcela da sociedade concluiu veraz e finalmente que não pode contar com o Estado para nada — e nisto se inclui a segurança pessoal de cada um de nós. A mensagem que se passa aqui é: "Se não posso contar com sua proteção que ao menos o Estado não me impeça de me proteger."
O pior de tudo isso é que nosso peculiar conceito de "segurança" está formando uma "cultura". Vejam o texto que recebi via WhatsApp, de várias fontes, naquela odiosa grafia de cifro-apócopes. Grifos meus, comentários em ocre .
Saindo aqui de uma palestra no prédio sobre segurança urbana para um indivíduo desarmado, apresentada por um agente da Polícia Federal. Aprendi bastante e gostaria de compartilhar com vcs…
As estatísticas mostram que para sobrevivermos: 90% é prevenção, 5% é reação e 5% é sorte. Então vamos lá…
  1. Fumê/Insulfilm é questão de segurança pessoal (se o bandido não sabe o q se passa dentro do carro ele pensa duas vezes em abordá-lo).
    • De cara noto aqui dois erros: a) O bandido realmente avalia a vítima pelo que vê mas não só o interior do carro. Também o próprio carro! Os vidros escuros do seu SUV só demonstram que você tem o que esconder. E mais: vidros escuros cortam a visão dos demais veículos facilitando a abordagem desses pelos bandidos. Vidros que obliteram a visão são ilegais e conferem apenas uma falsa sensação de segurança. b) O bandido sabe que por lei, salvo desprezível engano, você está desarmado, e eles sabem que não-bandidos respeitam as leis.
  1. Observar sempre quando tiver em baixa velocidade e for parar. Por exemplo em semáforo. Parar longe pra ter espaço e tempo pra acelerar se acontecer algo suspeito ou ter tempo para pensar em alguma reação. Tá vendo que o sinal vai fechar já fique lá atras se preparando. Os primeiros são os principais alvos.
    • Tudo correto, exceto que todo e qualquer espaço deixado à frente será prontamente ocupado por um motorista "esperto" e qualquer espaço lateral será tomado por motoqueiros dentre os quais estarão os bandidos que irão assaltá-lo. E ainda: no trânsito travado de hoje, acelerar como? Para onde?
  1. Uso de celular dentro do carro pra ver FB/WA é pedir pra ser assaltado. Se for ser abordado ainda leva um susto e tem chance de morrer.
    • Eu diria que "ver FB/WA" per se já é mau sinal, dentro de um carro já é de inspirar cuidados. Se o usuário estiver dirigindo então, não só merece ser assaltado como, findo o assalto, ser preso sem direito à fiança.
  1. Ao chegar em casa sempre esperar no meio da rua em paralelo ao portão até abrir completo para entrar para ter zona de escape.
    • Escapar para onde? É justamente depois que se entra na garagem que o bandido te aborda, porque em garagens, na quase totalidade, só se sai por onde se entrou. O cuidado aqui é ter certeza que ninguém próximo possa abordá-lo ANTES de entrar. Se nas proximidades da entrada houver pontos cegos, não há defesa possível. Procure outra garagem, outra casa ou nem saia.
  1. Em troca de tiros não é pra deitar no chão. Um tiro no chão a 20° a bala segue rente ao chão => buscar abrigo e ficar de cócoras. Se tiver algum objeto disponível, mesmo que a bala o atravesse o utilize para diminuir o impacto da bala em vc.
    • A única coisa sensata no texto acima é "buscar abrigo". Em um tiroteio, manter a calma — o que não será fácil — é o melhor conselho. Procure avaliar suas melhores possibilidades, tome a melhor e REZE para não ser atingido. Ah! Para se dar um tiro a 20° o atirador deverá estar deitado ou fazendo uma contorção.
  1. O bandido sempre faz a seleção da vítima mais fácil.
    • Ha! Ha! Ha! Esta foi — DISPARADA — a melhor! É preciso dar um Oscar de Maior Idiota para quem disse a frase. Quero repetir: Por Lei — o Estatuto do Desarmamento — todo cidadão de bem foi feito A VÍTIMA MAIS FÁCIL!
  1. Caminhando na rua de encontro a alguém suspeito dar meia volta, correr e gritar hahahaha kkkkkkkkk. Isso mesmo. Se de carro e conseguir retorno volte, não arrisque.
    • Ah, não. Assim não vai dar! Virou gozação. Mesmo assim vou comentar. Digamos que você consiga avaliar corretamente o "suspeito"… Virar e correr é a senha para "Me ataque! Estou indefeso e me borrando de medo." Donald Rumsfeld já disse que "A fraqueza atrai a agressão.", razão pela qual leões só atacam búfalos quando estes começam a correr deles. Ao encarar o "suspeito", isto lhe incutirá dúvidas.
  1. Nunca ficar em um carro estacionado! Nunca!
    • Virou histeria. Por que não? Ficar fora do carro seria tão mais seguro? Eu fico muito bem dentro de um carro estacionado e mantenho meus olhos atentos à frente, às laterais e atrás pelos espelhos. A dica aqui é NÃO ESTACIONE EM LOCAL PERIGOSO! NUNCA!
  1. Não deixe nada dentro do carro estacionado à vista. Deixe no porta-malas.
    • Correto! Mas faça isso antes de sair de casa. Se for fazer depois de estacionar não vai adiantar muita coisa, bem ao contrário. Aí é melhor levar com você ou empurrar sob o banco.
  1. Se o carro tiver uma pane. Tranque-o e abandone-o. Pode inclusive esconder-se a uma certa distância. Lembre-se. Carro não é um abrigo, é um alvo.
    • Ai, ai… Vocês já notaram que nada disso seria necessário se você tivesse um Rossi .22 ou um pistolão Boito? Gente, não é o carro que transforma você num alvo. É A LEI!
  1. Observar se alguém lhe observa da sua rotina do dia a dia.
    • Olha a histeria aí de novo! Sem falar que, ao "observar" se alguém o "observa", você poderá ser legitimamente confundido como um possível BANDIDO. Será que estão mesmo dando essas "palestras sobre segurança urbana" por aí?
  1. Não ponha adesivos de identificação no carro.
    • Aqui não está muito claro para mim… Seriam aqueles que indicam que o condutor é idoso ou desabilitado, ou aqueles "bunitinhos" mostrando o papai, a mamãe, o filhinho, a filhinha e o cachorro? Tá ficando difícil… Vou partir pro escracho!
  1. Entrou no carro estacionado em qualquer lugar? Saia imediatamente. Depois põe cinto, pega algo, batom, arruma as crianças, etc em lugar seguro.
    • Bom, pirou! Você entra no carro, sai do carro e põe o cinto? Aí pega algo, passa batom e arruma as crianças? Alguém está fumando coisa bem mais forte que maconha. O que o idiota quis dizer (acredito) foi para chegar pronta e arrumada e com as crianças comportadas ao seu veículo quando o mesmo estiver estacionado em qualquer lugar, o que, convenhamos, será um feito INUSITADO.
  1. Se alguém lhe segue de carro não de abertura lateral pro carro lhe ultrapassar. Se vc esta a frente quem da a direção é vc. Se deixar ele passar ele lhe tranca e assalta.
    • Finalmente! Descobri porque em toda rua larga ou de mão única, o filho da puta na frente dirige seu carro bem no meio dela!
  1. Se for abordado peça calma somente uma vez e mantenha-se o mais calmo que conseguir.
    • Eu diria que o mais prudente é rezar (em voz baixa) e atender aos gentis pedidos na medida do possível. Aproveite para xingar o Estado pela ausência oportuna de policiamento (milico hoje só fica em quartéis refrigerados) e aos legisladores pelo Estatuto do Desarmamento, aqueles que tornaram esta "abordagem" possível.
  1. Evite dar bobeira. Estar em lugares estranhos em horários inadequados. Sacar dinheiro a noite em bancos, etc. se puder deixe pra depois, nao se exponha achando que não acontece com vc!
    • Atenção: Essas recomendações não se aplicam caso você esteja vítima de um sequestro relâmpago. Neste caso, obedeça. Aproveite para xingar o Estado pela ausência oportuna de policiamento etc.
  1. Se tiver que levar um tiro q seja no meio da rua ou no estacionamento. Melhor do q num lugar deserto pq eles vão nos matar. Se quiser ir ao banco vai. Se de lá quiser ir pra outro canto pense em reação!!! Decisão de reação é bastante pessoal e somente nessa ocasião!
    • Esse está no crack! Não há a menor dúvida!
  1. Se o bandido quiser alguma coisa avise que vai pegar. Com movimentos leves, pegue e dê. Não deixe ele pensar em entrar no seu carro nem mande ele pegar nada. Obedeça.
    • Faz sentido. Você já está ferrado mesmo! Seja gentil e talvez sobreviva para contar sua história. Aproveite para xingar o Estado pela ausência oportuna de policiamento etc., em absoluto e obsequioso SILÊNCIO.
  1. Olhar nos olhos pra sentir se o cara está drogado, mas não encarar. Se sentir que está, cuidado redobrado, o risco é muito maior.
    • É o que eu estaria sentindo se estivesse nessa "palestra sobre segurança urbana".
  1. Reparar sempre nas mãos.
    • Voei! Não sei o que dizer nem o que pensar, mas deve ser algo importante…
  1. Deixem de ser curiosos. Viu alguma coisa suspeita? Vá embora!!!
    • É isso aí! Seja cidadão e não se meta no assalto dos outros. Mané!
Bom final de semana! E cuidado! Vivemos na selva! Isto mesmo!
  • Na selva, não! Num hospício! E aproveite seu fim de semana para xingar o Estado pela ausência de policiamento ostensivo e aos legisladores pelo Estatuto do Desarmamento. Suas chances, em qualquer dos casos descritos acima, seriam bem melhores se existisse o primeiro e não existisse o segundo.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.