sábado, 28 de julho de 2018

O Fato e a Versão


Um outro assunto que capta minha atenção, além da política, é a economia. Gosto de acompanhar os movimentos financeiros e econômicos mundo afora. Mais recentemente, acompanho com atenção o fenômeno Trump que escandaliza o mundo para o meu deleite.

Eu digo "deleite" porque adoro ver os entendidos vociferarem contra o presidente americano dizendo em alto e bom som o quanto ele é burro, ignorante, estúpido, truculento, incendiário, irresponsável etc. etc. etc. Hoje leio esta manchete em vários jornais mundiais:

Trump alavanca economia americana, que avança 4,1% no segundo trimestre de 2018

4,1% a mais numa economia cujo PIB é de aproximadamente 21 trilhões de dólares, estamos falando de um crescimento de U$860 bilhões quando ainda temos meio ano pela frente! Nada mal… Mesmo assim, a mídia internacional — e pasmem! —, principalmente a mídia tupiniquim, não se cansam de espinafrar o presidente americano, em especial do seu cabelo. Será que eles já pararam para pensar nos penteados e jubas dos nossos ínclitos políticos? Ahhh, não! Acho que não, até porque o trabalho dos daqui são minguados 1,63% de crescimento, e eu nem vou constrangê-los com o montante do nosso pibinho. Digamos que ele é assim pequenininho, insignificante se comparado ao do país ao Norte.

Voltando à mídia e deixando de lado os PIBs e seus muitos zeros, nosso problema é que nós nos atemos às versões e não aos fatos. Nada do que se veicula têm a ver com a realidade. De nada adianta repetir à exaustão que os americanos foram loucos quando elegeram o Trump e que continuaram loucos por não o impicharem e que continuam insanamente e irrecuperavelmente malucos por darem suporte a ele. Ora, os fatos falam por si: eles acertaram e querem continuar acertando.

O que eu quero alertá-los com isto é simples: Parem de acreditar na mídia! Há muito os veículos noticiosos deixaram de ser canais de informação para serem instrumentos de desinformação. E atenção: Desinformação não é só notícia errada ou fajuta. Não confunda desinformação com fake news. Desinformação é uma notícia falsa, viciada, que chega a você por uma mídia de sua irrestrita confiança e dessa forma não é submetida aos seus filtros críticos, ao seu juízo de valor. O objetivo da desinformação é fazê-lo errar acreditando estar piamente certo, e até mais, acreditar que suas ações são frutos de sua própria vontade e conhecimento .

Resumindo e fechando, não é por outra razão que caminhamos insistentemente para o fundo do abismo. Estamos convictos da nossa assertividade, saber e razão. Errados estão aqueles que insistem em caminhar na direção dos 4,1% de 21 trilhões quando a (nossa) verdade são os 1,63% de… de… Ah! Deixa pra lá.

Desliguem suas TVs! Parem de ler jornais e revistas!

Leiam bons livros e façam vocês mesmos o Juízo de Valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.