terça-feira, 8 de março de 2016

Não tem preço - 10


Acabo de ler esta notícia que reparto com vocês (grifos meus):

Juiz de SP multa réu por ofensas ao PT. Ele terá que pagar R$ 1,00 ao Partido. É o valor que merece o PT.
10:04 | Polibio Braga

O juiz Eduardo Velho Neto, da 1.ª Vara Cível, de Piracicaba, ironizou o PT em uma sentença em que determina indenização de R$ 1 ao Partido.

Ele condenou o corretor de imóveis Bruno Prata, que foi vereador do PSDB de Piracicaba, por dano moral por ter publicado carta em jornal dizendo que partido tem 'meliantes' e exala 'forte odor' como frigorífico da periferia.

Escreveu o juiz na sua sentença: 

- Ouso dizer que o Partido dos Trabalhadores é o único Partido, quer em âmbito nacional ou mesmo internacional, que tem, dentre seus filiados, a ‘única alma pura existente na face da terra'”.


Meu pitaco:

P-E-R-F-E-I-T-O-! Não sei se o douto juiz se inspirou na célebre cena final de QB-VII, baseado na obra homônima de Leon Uris, em que o juiz da Queen’s Bench Courtroom Number Seven dá ganho de causa ao reclamante, o médico (e refugiado de guerra) Sir Adam Kelno — uma das muitas grandes interpretações de Anthony Hopkins —, já que não fora possível provar sua culpa. O juiz disse algo assim [SPOILER ALERT]:

— O Juri chegou a uma conclusão?
— Sim, Meritíssimo.
— E ela é a favor de quem?
— A favor do queixoso, Sir Adam Kelno {murmúrios de desaprovação da assistência, júbilo de Kelno}.
— Silêncio! A sentença é unânime?
— Sim, Meritíssimo.
— O Juri fixou o valor da reparação ao queixoso?
— Sim, Meritíssimo.
— E o valor da reparação também é unânime?
— Sim, Meritíssimo.
— E de quanto deverá ser a reparação pelos danos causados a Sir Adam Kelno?
A Corte dá como reparação pelos danos a sua reputação o valor de meio penny , a menor moeda do Reino.

Como se vê, nossos juízes mais justos ainda são pródigos quando dão uma lição dessas nesses vagabundos. Vá lá, ninguém sabe mesmo onde foram parar nossas moedas de 1¢ de Real — a menor do nosso "reino" (eu guardo uma como se fosse um trevo de quatro folhas) —, mas convenhamos, a pena ainda foi de vinte vezes a menor moeda que se acha por aí (5¢), um claro exagero. Apesares à parte, sentença assim não tem preço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.