quarta-feira, 23 de março de 2016

Teori Zavascki se acachapou mas não levou


Acabo de receber a notícia pela Internet e pelo WhatsApp, quase simultaneamente. A matéria abaixo é do Diário do Poder, que reproduzo para vocês (grifos meus):

Teori Zavascki coloca Lula sob a proteção do foro privilegiado, no STF
Ministro também decreta sigilo em gravações comprometedoras
Publicado: 22 de março de 2016 às 22:34 - Atualizado às 22:57


Não fosse a delação premiada de Marcelo Odebrecht, Zavascki teria garantido sono tranquilo para Lula, esta noite.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), até que colaborou para que o ex-presidente não vá para a cama todas as noites, com a expectativa de a Polícia Federal bater à sua por para levá-lo preso, não fosse uma má notícia para o ex-presidente: a delação premiada do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Zavascki determinou nesta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para a corte as investigações contra o ex-presidente Lula, ainda que ele não tenha adquirido foro privilegiado com a posse no cago de ministro da Casa Civil.

Mas o ministro fez mais pelo principal líder do PT, investigado por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro: também determinou o sigilo das interceptações telefônicas que foram divulgadas por Moro na semana passada.

O juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que conduz a Lava-Jato na primeira instância, terá dez dias para prestar informações ao STF sobre a divulgação dos áudios. A decisão foi tomada a pedido do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.


Meu pitaco:

Nunca gostei do Teori. Juiz com cara de querubim barroco não poderia ser juiz nunca, cheira à contrafação. Mas não é a estampa o pior defeito do magistrado, é a forma servil e bajuladora como usa a toga para agradecer a sinecura recebida. Pior para ele! A Lava-Jato não para de revirar o mar de lama que se transformou o lulo-petismo e, como cita a matéria, vai ter a delação premiada de ninguém menos que Marcelo Bahia Odebrecht.

Teori é só mais um dos esbirros do governo no STF. Ele inaugurou a sequência nefasta de escolhas dilmistas para aquela corte e que só se estancou pela aprovação da PEC da Bengala. Abro aqui parênteses para dizer que não fosse pela ação de Eduardo Cunha, Dilma teria posto no STF mais gente como Barroso, Fachin e o próprio Teori. Não estou a isentar Cunha dos seus crimes, mas é preciso reconhecer que ele foi (e ainda é) o único presidente daquela casa com espinha ereta em mais de treze anos.

Teori também ordenou sigilo dos áudios divulgados. Como? Será que aquilo que eu já ouvi e até mesmo publiquei nos Lulaleaks - 1 e Lulaleaks - 2 (por enquanto) vai evanescer? Metade do país já ouviu as inconfidências matreiras de Lula e sua súcia. Teori deve pensar que o STF virou a Polícia do Pensamento ou o Ministério de Verdade (*). Endoidou.

Teori Zavascki sujou sua biografia para proteger um par de meliantes que patrocinaram sua toga, agora suja como sua biografia. E não há forma de se remover esta nódoa. Pior, ela conspurcará também aquela corte se esta não se manifestar em contrário. Quanto a Teori, nada a fazer: Zavascki agora é sinônimo de mácula.


(*) Orwell, George. "1984"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.