domingo, 2 de agosto de 2015

Vá te cattá!


Um programa de rádio que ouço desde a primeira edição é Os Pingos nos Is, da Rádio Jovem Pan, ancorado pelo Jornalista Reinaldo Azevedo. Nunca perdi um, mas não sou tiete. Quem me lê sabe que critico Reinaldo quando acho que ele está errado. É como na máxima dele próprio: "Se gosto, digo sim; se não, digo não."

No programa da Sexta passada, dia de Lua Azul, Reinaldo desmascara a advogada Beatriz Catta Preta, primeira escolha de nove entre dez indiciados colaboradores da Justiça, os assim chamados "delatores premiados". Nessa Operação Lava Jato, quando aparecia um delator em busca de um acordo, lá estava a Catta Preta — figurinha carimbada, pule de dez — a assessorá-lo. Assim foi até esta semana quando ela, notadamente apavorada, deu uma entrevista à Rede Globo, nada mais, nada menos que ao Jornal Nacional — flagship da emissora — e em horário nobre. Nem me pergunte quanto custa um (1) único segundo na emissora naquele horário: eu não posso pagar.

Não assisto a Globo. Não leio seus jornais e revistas, não ouço suas rádios, não assisto a sua TV exceto pelas provas de Fórmula 1, exclusividade dela. É birra, eu sei, mas acho-os um lixo, e não são os únicos nessa categoria. Preferi ver o vídeo no YouTube e me poupei das "molduras globais".

Mas voltando aos Pingos nos Is, Reinaldo elenca uma série de perguntas que a CPI da Petrobrás deveria fazer à advogada fujona — 20 ao todo. Talvez eu não fizesse uma ou duas delas, mas foram ótimas perguntas. Dona Catta Preta vai se ver em palpos de aranha se os deputados seguirem a lista do Reinaldo. Uma que eu gostei muito foi "Por que a senhora usou o verbo 'fugir' para se referir à possível mudança para os Estados Unidos? A senhora fugiria de quem?" Vale a pena ouvir (e ler) as indagações que estão no editorial, início do programa ou em separado (links abaixo).

Como disse, a advogada estava visivelmente transtornada, e a acusação dela contra os deputados da CPI é vaga para não dizer espúria. Mas eu acredito nela. Ela foi sim, ameaçada. Ninguém abandona clientes e uma profissão que rendeu, só neste caso, algo entre 8 e 10 milhões — nem importa se Reais ou Dólares — por conta de uma suposta ameaça. Faz, sim, por uma PRECISA E ESPECÍFICA AMEAÇA. Quem a fez — E DIGO ISTO EM TESE — o fez pessoalmente; disse o que queria e o que faria com ela e sua família, e mais: CONTRATOU a emissora e o seu programa para que ela jogasse a toalha de forma pública, direta e irreversível — tudo travestido de notícia —, ou vocês pensam que a emissora ou seu repórter sabiam que ela estava "fugida" em Miami?

E é aqui que, dando continuidade à minha tese, pergunto a vocês: QUEM É O MAIOR, SENÃO O ÚNICO BENEFICIÁRIO DA APOSENTADORIA PRECOCE DA 'RAINHA' DAS DELAÇÕES PREMIADAS?


Meu pitaco:

Se alguém errar a resposta, eu corto o dedo mindinho da mão esquerda!


Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.