quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cartas: Irei ao Iraque

Acabo de receber num dos meus endereços de e-mail a seguinte mensagem que repasso a vocês (Atenção! Os grifos NÃO são meus.) Meu pitaco vem logo a seguir:

Olá, Euler.

Sim. Eu (nós, os citizengoers) irei ao Iraque.

Este é um breve e-mail para dizer que uma expedição de CitizenGO irá ao Iraque (escreverei novamente nos próximos dias para dar mais detalhes). Escrevo para dizer isso... e para lhe pedir ajuda.

A expedição durará onze dias: de 23 de fevereiro a 4 de março.

Seremos recebidos por comunidades de cristãos perseguidos, nos reuniremos com bispos e representantes de diversas igrejas locais, visitaremos os Yazidis e também uma parte dos imensos campos de refugiados, com representantes de organizações caritativas locais e internacionais.

O principal objetivo dessa iniciativa é ter uma experiência direta da difícil situação que os cristãos e outras minorias enfrentam na região devastada pela guerra, onde pessoas são perseguidas por serem cristãs. Ficaremos com refugiados cristãos de muitas igrejas católicas e ortodoxas presentes no norte do Iraque. Também encontraremos refugiados Yazidis e obteremos mais informações sobre a situação deles.

E como consequência desse objetivo principal queremos levar ajuda material a essas pessoas, dar a elas suporte emocional e espiritual durante o tempo que passaremos em suas comunidades.

Ainda que não possa ir pessoalmente, com certeza você enquanto citizengoer estará conosco e poderá ajudar diretamente... por meio de uma doação.

Poderia fazer uma doação de 10, 15 ou 30 reais (ou qualquer outra quantia que lhe pareça apropriada) para que possamos enviar ajuda humanitária aos nossos irmãos e irmãs que sofrem perseguição na Síria, Nigéria - não podemos esquecer a Nigéria - e Iraque, para que possamos iniciar novamente (na esfera política e internacional) novas e eficazes ações para ajudá-los?

https://donate.citizengo.org/pt/AJUDA-PARA-IRAQUE (por favor, lembre-se de escolher a moeda apropriada)

Euler, sei que fará a melhor doação que puder. Não importa que você doe alguma das quantias que propomos ou qualquer outra (espero que possa ser maior), ainda que seja um menor valor.

Deus lhe recompense!

Muito obrigado mais uma vez por estar aí…

Atenciosamente,

Guilherme Ferreira e toda a equipe de CitizenGO

P.S.: O apoio que pedimos é muito urgente. Se for possível realizar a doação, por favor, tente fazê-la antes de fechar este e-mail (lembre-se de que qualquer quantia, qualquer centavo, é muito útil: uma grande doação ajuda tanto quanto uma pequena doação).

Você pode fazer sua doação em: https://donate.citizengo.org/pt/AJUDA-PARA-IRAQUE (por favor, lembre-se de escolher a moeda apropriada). Se você preferir PayPal, basta utilizar este link: https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_s-xclick&hosted_button_id=RWFN53G87VDNQ&lc=BR

Depois de fazer sua doação, por favor, compartilhe este e-mail com seus amigos, familiares e contatos. Com certeza mais de um deles compreenderá e lhe agradecerá por isso.

Se você é cristão ou professa alguma outra crença, por favor faça uma oração por nós, pois não se trata de uma expedição turística.

Os nossos objetivos

Ter uma experiência direta da difícil situação que cristãos e outras minorias enfrentam em uma região devastada pela guerra e onde as pessoas são perseguidas por serem cristãs.

Registrar testemunhos de refugiados (cristãos e outras minorias) a fim de realizar um trabalho de conscientização em nossa grande comunidade CitizenGO, de modo que possamos ter maior influência na esfera internacional para lutar pela proteção dos cristãos perseguidos.

Disseminar com todos os meios que temos à disposição uma realidade frequentemente esquecida pelos meios de comunicação ocidentais.

Levar ajuda material (levaremos as doações que coletamos durante a campanha de outubro de 2015 diretamente às comunidades de refugiados). Enviarei um e-mail específico com os detalhes das quantias arrecadadas.

Realizar convites a autoridades cristãs iraquianas para que possam participar do evento #WeAreN2016, que será realizado na sede das Nações Unidas (trata-se da segunda edição do Congresso Somos Todos Nazarenos, que ocorrerá em Nova York, no próximo dia 29 de abril)


Meu pitaco:

Esse negócio de "petições" já passou das medidas. Tem de tudo: boas petições, más petições, petições justas, injustas, cretinas, cabotinas, oportunísticas, levianas, tocantes, chocantes, aterrorizantes, maledicentes, ameaçadoras, apaziguadoras, patéticas e por aí vai. Você pode escrever o adjetivo de sua preferência que ele caberá como uma luva numa e-petição.

O que questiono — e aqui estou assumindo pessoalmente o questionamento — é a eficácia de tais petições pela Internet. Já participei de várias, inclusive uma a convite do professor Olavo de Carvalho e direcionada a Barack Obama (@POTUS). Obama deu uma desculpa esfarrapada ao final e a vida seguiu seu curso. Ah! Eu também precisei bloquear o e-mail da Casa Branca que não parava de enviar lixo político para mim…

Desculpo-me antecipadamente pelo meu ceticismo, mas esses sites de petições são meras arapucas para se arrecadar algum (ou muito) dinheiro, em nome de "necessitados", sem qualquer garantia explícita ou implícita de que a "ajuda" chegará a eles. O fato de Jorge Soros ser proprietário de um deles Change.org inspira-me cuidados. Comigo não cola mais. Todas as mensagens, de qualquer um desses sites, serão solenemente ignoradas e, na medida do possível, bloqueadas.

E vai um conselho gratuito: se quiser que um político, uma entidade ou uma autoridade qualquer CUMPRA com seu dever, comece por sacudir-lhe pelo colarinho entre um par de bofetões. Você verá que o público à sua volta lhe dará apoio sem necessidade de petições e listas de qualquer espécie — e principalmente — DE GRAÇA!

Nossa classe política está a precisar de uns sopapos, e só!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.