sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cartas: Não irei às manifestações de 13 de Março



Recebi via WhatsApp a seguinte conclamação e resolvi compartilhar com vocês junto com algumas considerações:



Minha resposta (com algumas pequenas correções):


Sou cético quanto aos resultados desta manifestação...

Primeiro, porque os partidos políticos, oportunisticamente, resolveram abraçar os "movimentos de rua". Por si só, isto já desabona o movimento.

Segundo, porque os "movimentos de rua" — MBL, VPR e que tais — resolveram se politizar1… Não é de hoje que eles passaram a agir "midiaticamente". Depois da segunda grande manifestação, aquela marcada para um mês após a de 15/Março/2015 e que ficou bem abaixo do esperado, os organizadores resolveram adotar táticas de mídia.

Manifestações em cidades de menor expressão (como aqui em Sete Lagoas, MG) foram deliberadamente esvaziadas, e mesmo desestimuladas, em "benefício" de se transferirem para as manifestações de Belo Horizonte onde colheriam os holofotes e câmaras da imprensa. Não colheram nada!

Os resultados advindos da nova prática mostraram que são pouco mais que inócuas. O GOVERNO NÃO TEM MEDO DE OVELHINHAS PACÍFICAS — RI DELAS E FAZ POUCO CASO. Escrevi sobre este tema em "Como foi o rescaldo da passeata?"

Como se pode ver, esta minha opinião vem desde Agosto passado. Não mudei de ideia. Na verdade, estou ainda mais convencido que o governo teme muito mais aos panelaços que às passeatas. Está no texto acima: "Lobos temem o rilhar de dentes, os rosnados, o barulho; nunca o balir das ovelhas."

"DERRUBAR O ESTAMENTO BUROCRÁTICO", ou em outras palavras, derrubar TODO o governo (Executivo, Legislativo e Judiciário) é que deve ser nossa meta. É impossível para os brasileiros continuarem a produzir — para o seu próprio sustento e o da sociedade — com essas TRÊS BOLAS DE FERRO a nos tolher os movimentos. O Estado, em todos os seus níveis, é um fardo insuportável.

JOGUEM LOGO A BOSTA NO VASO E PUXEM A DESCARGA! É mais fácil reerguer o Brasil do NADA que tentar consertar A MISÉRIA em que se tornou.


Meu pitaco:

Na minha modesta opinião, Dilma já era. Ela cairá pela renúncia, pelo impeachment, pela cassação da chapa no TSE (o ideal no meu julgamento) ou pela extinção do seu partido — o PT. Notem: tudo isso acontecerá a despeito das manifestações do dia 13 próximo.

O que as raposas felpudas da política querem é usar estas mesmas manifestações como PRETEXTO para a pretensa retomada do poder, nada mais. Eu lhes faço uma provocação: Notaram como a imprensa — em peso — está "apoiando e até estimulando" a tal manifestação? Eles [os políticos] a usarão para dar "legitimidade" aos atos e fatos que se sucederão à queda da Tirana. Eles farão tudo o que lhes der na telha "em atendimento ao clamor social." E eu? Eu só consigo rezar para que Deus nos livre das "boas intenções" desses políticos.

Estou com uma estranha sensação de *déjà vu*…


  1. N.B. Não há mal algum em se politizar, bem ao contrário. Participar da vida política de um país é até condição essencial para sua higidez social, sua depuração e crescimento. Entretanto, é vital ressaltar, NOSSO SISTEMA POLÍTICO não foi erigido visando o bem do País ou da Nação. Foi criado — isto sim — para visar O BEM ESTAR DOS POLÍTICOS. Um estamento desta natureza não se auto-depura, mas corromperá inexoravelmente qualquer bom material que lá chegar.

Um comentário:

Roberto Romano disse...

Excelente texto.... Parabéns!

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.