sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Perguntar não ofende - 16



O site do Políbio Braga noticia hoje (grifos meus):

Aos brados, Gilmar Mendes chama Lula de bêbado

A acusação contra o ex-presidente Lula, feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, ocorreu na festa de aniversário da ministra Katia Abreu, segundo o colunista Ilimar Franco, O Globo de hoje.

Escreveu Ilimar:

Aos brados, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes chamou o ex-presidente Lula de “bêbado”.

Foi anteontem, no aniversário da ministra Katia Abreu (Agricultura). 

Segundo o relato do jornalista, Lula chegou embriagado em São Paulo para prestar solidariedade às vítimas do acidente da TAM, em Congonhas, ocorrido em outubro de 1996. A tragédia acabou com 99 mortos.

A declaração de Gilmar causou "constrangimento geral" público entre os convidados, mas não surpreendeu a maioria que conhece Lula. 


Minha pergunta e meu pitaco:

Gilmar pode ter sido "constrangedor", afinal era um conviva em festa alheia, mas pergunto: faltou com a verdade? Acho que não. Aliás, é bom observar: chamar Lula de bêbado soa pleonástico.

O jornalista Ilimar Franco de O Globo, autor da "notícia" (fofoca, na verdade), salienta o constrangimento causado pela narração do fato verídico, mas se omite de adjetivá-lo. O ato do então presidente solidarizar-se às vítimas de um dos piores acidentes aéreos da nossa história embriagado como um gambá deve ser "algo prosaico" na visão do colunista. Assim é a nossa grande mídia politicamente correta (ou seria petisticamente conveniente): fecha os olhos aos pulhas enquanto critica aqueles que os reprovam. Plin, plin… fez a registradora…


Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.