terça-feira, 21 de agosto de 2018

Pitacos nas Eleições 2018 #14


Pesquisas: índices, transferências e pretensões


Resolvi não comentar as duas últimas pesquisas eleitorais por motivos vários, mas principalmente porque acredito que ambas não traduzem a realidade beirando mesmo a má fé.


A pesquisa CNT/MDA — às vezes penso que a Confederação Nacional do Transporte só existe para pagar por pesquisas, nunca a vi fazendo outra coisa — nem mesmo contemplou dois cenários, apenas aquele com Lula no páreo que sabemos NÃO PODE ACONTECER por força de lei. Cheira a má fé.


Ainda assim ela aponta o crescimento de Lula e Bolsonaro e a estagnação ou decadência dos demais. Se a propaganda da TV não der o resultado esperado, Alckmin pode obter um fracasso ainda maior que aquele de 2006.


Depois saiu a do IBOPE/Globo/Estadão que eu ousei avaliar os números na minha planilha de cálculo. O resultado foi tão estapafúrdio que resolvi compará-la com a última do Paraná Pesquisas que já analisei há alguns dias. O resultado é que não há termos que se comparar. O pessoal do IBOPE usa outra coisa além da Matemática e da Estatística para compilar seus dados ou seu universo de pesquisa é muito mal elaborado. Por exemplo, a variação nos índices quando se admite a candidatura Lula mostra uma discrepância de 10,2% em relação a Bolsonaro, mas apenas 8,3% para Marina e 7,1% para Ciro. Ora, é sabido que Lula retira mais votos entre os candidatos da esquerda que da direita, então o resultado do IBOPE cheira a uma forçação de barra, pesquisa de encomenda. Será porque a mídia — e a Globo em especial — estão em guerra contra o Capitão?


Eles chegam mesmo a dar Lula com quase 50% dos votos válidos, o que configuraria uma vitória no 1º turno, algo que historicamente Lula NUNCA conseguiu nem em seus áureos tempos de bonança e gastança. Confiram vocês mesmos nos quadros abaixo:

 

Comparativo de pesquisas IBOPE e IPP

 

Acredito que o melhor será aguardar pela próxima pesquisa do IPP quando poderemos ter uma visão menos distorcida da realidade. MDA e IBOPE só alimentam as fake news ou o wishful thinking das esquerdas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.