sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Pitacos nas Eleições 2018 #05


Neste post eu quero ser breve. Dos últimos eventos políticos dignos de nota eu considero digno de nota apenas dois:

  1. O anúncio do nome para a vice-presidência na chapa Alckmin (PSDB-Centrão);
  2. A live do Bolsonaro (PSL) de ontem à noite.

Vocês provavelmente notaram que eu não mencionei a sabatina do Alckmin ao GloboNews. Não a vi, mas mesmo sem tê-la visto sei que o Alckmin deve ter-se saído muito bem. Ele é bastante experiente para enfrentar o time da Globo. Já o Bolsonaro, que será sabatinado hoje, tenho dúvidas.

 

Meu Pitaco:


Alckmin-Ana Amélia

Eu considero este movimento do Alckmin como o mais certeiro de toda essa campanha política até agora. Coisa de gênio. Eu até gostaria de saber o que foi ofertado à senadora Ana Amélia para que ela abdicasse de uma reeleição certa para o Senado, para mais um mandato de confortáveis oito anos, e embarcar numa "aventura" para um cargo decorativo no Executivo. E isto se forem vencedores.

Algo foi dito no tal tête-à-tête que iluminou os olhos da política gaúcha. E mais: conhecendo o seu temperamento e sua fama, foi uma oferta mais que tentadora; irrecusável. O termo usado por gente próxima foi que ela "balançou".

Aqui com meus botões eu arrisco a dizer que deram a ela a certeza da vitória e a certeza de ser a sucessora de Alckmin em oito anos, quiçá em quatro. Isto posto, tudo indica que eles têm um excelente programa de governo, coisa que nenhum candidato ofereceu até agora. Quando muito, o que se ouviu foram propostas monotemáticas.

Vamos esperar o início da campanha e as promessas que virão.


#OBrasilEntrevistaBolsonaro

Assisti a uma boa parte do programa e não gostei. Se Bolsonaro pretende garimpar votos pela Internet vai precisar melhorar MUITO.

O programa começou muito atrasado e quando iniciaram as transmissões, coisas basilares como a qualidade do som, associada à má iluminação e péssimo enquadramento da única câmera já anunciavam que a live seria um desastre.

Repetindo, o som estava péssimo. Ora eram ecos, ora falhas, ora ruídos. Quando funcionava, o volume era muito baixo. Os diálogos precisavam ser psicografados para se entender o que se falava e até sobre o que falavam. O Paulo Guedes já fala um pouco enrolado e com o arranjo feito nas coxas ficou ininteligível, justo ele.

Tudo bem, eu sei que a campanha deles deve estar com grana curta, mas se um youtuber como o Nando Moura consegue fazer produções com três câmeras e microfones de lapela eles também poderiam. E eu estou citando o Nando Moura porque ele é um dos apoiadores do Bolsonaro e inclusive já o entrevistou mais de uma vez no seu canal no YouTube.

Gostei das pessoas convidadas para a entrevista, especialmente o Flávio Morgenstern e o Bernardo Küster, mas, repito, não consegui acompanhar os diálogos . Antes da meia-noite fui dormir, cansado e frustrado.


Conclusão

  • Alckmin marcou um golaço! Gol de placa. Se isso vai retirá-lo da síndrome de um dígito para levá-lo ao Segundo Turno só Deus sabe. Ele comprou, junto com o Centrão, um telhado de vidro. Resta saber se seus oponentes saberão onde atirar as pedras, até porque a senadora Ana Amélia trouxe para a chapa uma credibilidade que esta não poderia sequer sonhar. Repito: golaço!
  • Bolsonaro tem muito a melhorar na sua mídia de campanha. O evento de ontem, se não foi um fiasco, foi fraco, chocho, morno, decepcionante. Bom, esta é a minha modesta opinião. Se o seu pessoal for sensível à crítica e corrigir as pequenas falhas, vai vingar. Ele já conseguiu até mesmo a atenção estrangeira e já vi referências elogiosas a ele vindas da Europa e dos Estados Unidos da América. Seu próximo movimento neste xadrez político será a escolha do vice. Parece-me que ele está entre a Janaína Paschoal e o Luiz Philippe de Orleans e Bragança, isto é, entre o erro e o acerto. Tomara que acerte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.