quarta-feira, 20 de maio de 2015

Entre a desonra e a guerra...


"You were given the choice between war and dishonour.
You chose dishonour and you will have war."
(Churchill 1938, after Prime Minister Chamberlain
signed an agreement with Hitler)

Na sua caminhada rumo a Brasília o Movimento Brasil Livre vem dando mostras não apenas de civismo, de comprometimento e de força, mas também de conhecimento histórico da Humanidade. Num recado a Aécio Neves, senador por Minas Gerais e presidente do PSDB — um partido que se diz "de oposição" —, em vídeo gravado durante a caminhada (link abaixo), Renan Haas evoca uma das passagens mais emblemáticas da Segunda Guerra Mundial.

Winston Churchill, ao ver que o Primeiro Ministro Chamberlain assinara um acordo com Adolf Hitler, disse-lhe as palavras destacadas no preâmbulo: "Tiveste a oportunidade de escolher entre a desonra e a guerra. Escolheste a desonra e terás a guerra."

O que Churchill mostrava a Chamberlain era o óbvio. Hitler não era confiável e os acordos de Munique de Setembro de 1938 eram apenas para ganho de tempo, mistificação e procrastinação do inevitável. O ato desonroso de Chamberlain ao se abaixar perante a ação alemã nos sudetos, não salvaria o Reino Unido da guerra que se alastrava, como não salvou. Foi uma demonstração de fraqueza, por alguns confundida com habilidade diplomática, que muito contribuiu para encerrar prematuramente sua carreira política.

Outro player internacional, Donald Rumsfeld, disse recentemente: "A fraqueza atrai a agressividade.” Chamberlain poderia se beneficiar disso — e acredito que tenha ouvido esta frase noutras palavras —, mas seu tato apenas fez atiçar o lobo sobre si. Na guerra, porém, o azar de Hitler foi encontrar Churchill — outro canídeo — no lugar da mansa ovelha. O desfecho todos nós conhecemos.

Guardando-se as devidas proporções e de volta ao tema, Aécio precisa se posicionar, e não apenas ele. É chegada a hora de escolher entre HONRA e DESONRA, até porque a guerra contra o PT já começou. Voltando-se ao preâmbulo, pode-se dizer: "A você, Aécio, foi dada a oportunidade de conduzir a Oposição com honra nesta guerra..." E aí? Caberá a ele, Aécio, decidir qual papel representará e de como se desenrolará a guerra.


Meu pitaco:

Vocês já conhecem minha opinião sobre Aécio... Eu conto mesmo é com nossos Churchills.


Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.