sábado, 10 de setembro de 2011

São uns beócios esses governadores

Uma penca de governadores CANALHAS está defendendo a volta da CPMF, agora com o nome de CSS, acrônimo para Contribuição Social para a Saúde. São pessoas norteadas apenas para o bem servir, todos eivados das mais puras e alcandoradas intenções. Por que tratar tais figuras públicas de "beócios"? Diz o Houaiss:
n adjetivo e substantivo masculino
1    relativo à Beócia, região da antiga Grécia ao Norte e Noroeste da Ática, ou o seu natural ou habitante
2    Derivação: por extensão de sentido. Uso: pejorativo.
que ou o que apresenta as características atribuídas (pelos atenienses) aos beócios, ou seja, espírito pouco cultivado, indiferença à cultura; grosseiro, boçal
3    Derivação: por extensão de sentido. Uso: informal, pejorativo.
que ou o que não possui conhecimentos suficientes em determinado domínio; ignorante
4    Derivação: por extensão de sentido (da acp. 2).
que ou o que é simplório, ingênuo
Como nossos "beócios", certamente não são aqueles originários da Grécia antiga, ao Norte e Noroeste da Ática, sobra para eles apenas a derivação por extensão de sentido: aqueles que são de "espírito pouco cultivado, indiferentes à cultura; grosseiros e boçais" e demais. E são mesmo! O Governo Central da União — pela Lei corrente — não tem qualquer obrigação de repartir com Estados e Municípios arrecadações oriundas de contribuições. Esta é a razão porque os recursos da extinta CPMF, da CIDE, do PIS, COFINS e dessa proposta CSS nunca chegou ou chegarão aos Estados e Municípios.

Entretanto, se for mesmo criada, a CSS "chegará" aos nossos bolsos. Estamos à mercê ora de um bando de  C A N A L H A S, ora de  B E Ó C I O S. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.