terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quando já se pensava que estava morto, descobre-se que está morto mesmo

O histriônico ex-Ciro vez por outra arruma espaço na areia da mídia para latir à caravana que passa. É de ontem a nota publicada na coluna do Cláudio Humberto:
Ciro Gomes critica política monetária
O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) comentou nesta segunda  (12) a política monetária do governo da presidenta Dilma Rousseff.  Durante um evento e com a presença de mais de cinco mil pessoas, em  Fortaleza (CE), Gomes classificou a política cambial de “estúpida” e a  monetária de “criminosa”. "O grande problema brasileiro é a  descoordenação absoluta, uma política de câmbio completamente estúpida,  provocada por uma política monetária criminosa, porque o mundo inteiro  está com taxa de juros negativa e o Banco Central brasileiro  administrando a mais alta taxa de juros do mundo”, criticou.
Como de hábito, ex-Ciro nos assalta com sua contumaz verborragia ininteligível, inconsequente e irresponsável. Ele adora apertar o gatilho da sua metralhadora, não importa o alvo. Quer fazer barulho para que saibam que está vivo. Está?!

Ele fala, fala... e não diz nada. Não apresenta soluções, nem alternativas; não aponta culpados. Nada! Talvez porque seja um nada mesmo. Na sua visão patética, "a política cambial é estúpida". Ora, é mesma política estúpida adotada por todo o mundo desenvolvido. Para Ciro, errado é o mundo, desnecessário dizer quem é o certo. Estará a defender aquelas políticas do atraso (lembrem-se que ele é de um partido "progressista"), como as de câmbio fixo e portos fechados? Nada como uma "reserva de mercado" para privilegiar seus "financiadores"...

E a política monetária então? Preciso lembrar ex-Ciro de que ele já foi Ministro da Fazenda? Foi só por quatro meses — não fez nada —, mas conseguiu manter quente a cadeira até o início do governo FHC. De lá pra cá ex-Ciro não fez e não faz. Ninguém nem liga muito para ele. E pensar que já esteve "na ponta" da corrida para a presidência. O Brasil não é nem um pouco sério...

Assim como existem pessoas que não acreditam que o Homem já foi à Lua, também existem aqueles que acham que a taxa Selic só existe para encher as burras dos banqueiros. Não me admiraria de ver ex-Ciro entre elas. Mas a Selic, atualmente em 12% a.a. está neste patamar porque os governos precisam se financiar. É a velha e batida Lei dos Mercados — oferta e procura.

Num outro artigo eu falei sobre tributação excessiva e insuficiente. Basta se informar sobre Custo Brasil que vocês saberão sobre o que estou falando. Apesar de "garfar" 40% do PIB, via tributos, o Estado Brasileiro precisa se "financiar" com a agiotagem. Razões para isso? São muitas, mas nomearei duas: CORRUPÇÃO e INCOMPETÊNCIA. Se resolvermos a primeira, a segunda se resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.