segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A "nova" CPMF foi aprovada!

Ao contrário daquilo que foi noticiado — e repercutido aqui — a "nova" CPMF, ou CSS, foi aprovada pela Câmara Federal. Apenas, "nossos" representantes não estabeleceram a alíquota do esbulho, digo, contribuição. Simples assim. Os larápios inventaram mais esta.

Como sempre, a cantilena do governo é que o novo imposto é necessário, imprescindível, para a melhoria do serviço público de saúde. Ora, ninguém acredita nisso, principalmente aqueles que dependem diretamente da saúde pública. Ontem, o noticioso Fantástico da Rede Globo denunciou o mau uso que os governos fazem do dinheiro destinado à Saúde. Se eles já esperdiçam a escassa (nas alegações deles) verba da saúde assim, o que não farão se receberem mais este butim da CSS... Vejam o vídeo.


É isso aí, mas teve mais gente que não gostou. O empresário Jorge Gerdau foi um, e foi muito direto: "é preciso melhorar a gestão antes de recorrer à criação de outro imposto." Êita! Se tivesse gente como Seu Jorge no Governo... Mas, peraí, ele é um dos conselheiros da Dª Dilma! Olha o que saiu no Estadão (grifos meus):

Monteiro Neto e Gerdau criticam aprovação da CSS 
ROSANA DE CASSIA E BETH MOREIRA - Agencia Estado

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, que integra a base aliada do governo, como deputado do PTB de Pernambuco, lamentou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Contribuição Social para a Saúde (CSS). "Não há mais razão para se elevar a carga tributária no Brasil. E não vamos resolver os problemas das áreas críticas, como a da saúde, pura e simplesmente criando tributos", afirmou o deputado, ressaltando a necessidade de se aumentar a eficiência do gasto público.
Por meio de nota divulgada por sua assessoria, Monteiro Neto observou que, apesar de aprovada pelo plenário da Câmara, a batalha ainda não está perdida, porque depende de votação do Senado. "Há a esperança de que o Senado Federal possa finalmente vir a derrubar essa recriação da CPMF. É com essa expectativa que nós trabalhamos",afirmou Monteiro Neto, que defende a urgência de uma reforma tributária.

Gerdau

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, conselheiro do Grupo Gerdau, considerou "um absurdo" a aprovação da CSS na Câmara. Segundo o empresário, que participa hoje do Congresso da Indústria 2008, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é contraditório que, enquanto o governo trabalhe em um projeto de reforma tributária para unificar os impostos, haja a criação da contribuição de um novo encargo. "O que o Brasil precisa para elevar sua competitividade é acabar com as novas contribuições, porque a carga tributária hoje já é extremamente elevada", declarou.
Na opinião de Gerdau, a nova contribuição não deverá passar no Senado. De acordo com ele, quando a nação tomar consciência da criação do novo imposto, "haverá uma pressão para que ele não seja aprovado no Senado".
Ele lembrou ainda que há uma discussão jurídica sobre o tema, que questiona se o imposto poderia ser aprovado dessa forma. O executivo citou ainda que a proposta do empresariado é de que haja maior transparência na cobrança dos impostos, de modo que a nação saiba o que está pagando.

Pois bem, o Senado pode derrubar essa CPMF — já o fez uma vez — mas, naquela ocasião, o Governo era minoria lá. Hoje, além do Governo deter a maioria daquela Casa, existe a moção de um bando de governadores canalhas que trabalham pela volta do novo imposto, inclusive alguns da oposição! Olha, não acredito muito na atuação desse Senado não, mas é sempre bom lembrar que o ano que vem é ano eleitoral e este blog será um dos veículos que vai divulgar quem votou em quê.

Para terminar, repasso dois podcasts da CBN, o primeiro do Sardenberg e o segundo do Merval, que abordam o assunto da reportagem do Fantástico. Ambos tecem comentários contundentes sobre a má gestão dos recursos atuais, do seu desperdício, além do imposto e seu provável destino. Vale a pena ouvir a ambos.


Bom, eu faço a minha parte e continuarei a fazer, mas é preciso que vocês também se manifestem contra essa súcia que só quer roubar nosso dinheiro. É como eu disse noutro artigo; basta um leve cochilo e eles voltam. Ô! e como volta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem-vindos — inclusive anônimos —, sejam para criticar, corrigir, aplaudir etc. Peço apenas que sejam polidos, pertinentes à postagem e que não contenham agressões ou ofensas.